sábado, 17 de março de 2012

Adorava esses desenhos animados dos anos 80 e 90

"Oh céus, oh azar"...era a fala da popular hiena dos desenhos que muitos de nós acompanhavam nos anos 80, ou mesmo antes disso...e haviam diversos outros desenhos muito bacanas que a criançada curtia pra valer. Os desenhos daquela época tinham um outro estilo, muito diferente do que se vê hoje, tanto na questão estética quanto no tipo de histórias contadas. OK, muitos desses desenhos que assistimos nos anos 80 e 90 foram produzidos nos anos 60 e 70, mas tudo bem...

Porém, não há porquê ficar comparando. Apenas, vez ou outra, bate aquela saudade dos tempos longínquos de infância, especialmente pra essa galera na casa dos trinta...talvez um pouco mais, ou um pouco menos. Afinal, um pouco de nostalgia, só de vez em quando, não faz mal a ninguém, não é mesmo?! Ainda mais quando é tão difícil rever esses desenhos antigos...bem, a tecnologia moderna até que tenta facilitar um pouco as coisas pra nós...rs.

Indo direto ao ponto...quem lembra desses desenhos aí a seguir?!


Lippy e Hardy (Lippy the Lion & Hardy Har Har, 1962)

Um leão meio maluco sempre acompanhado de seu fiel amigo, uma hiena pessimista e depressiva que vivia dizendo "Oh céus, oh azar", sempre prevendo as confusões em que ambos iriam se meter. E, apesar de serem leão e hiena, o cenário das confusões dessa dupla era alguma grande cidade, e não uma selva. O desenho era produzido pelos estúdios Hanna-Barbera.


Carangos e Motocas (Wheelie and the Chopper Bunch, 1974)

"Eu te disse, eu te disse, eu te disse", gritava a motoquinha sempre que seu grupo de motoclicletas se metia em alguma enrascada. Mas, apesar dessa ser a frase mais conhecida, o desenho girava em torno de Wheelie, um fusquinha vermelho bem sucedido no ramo de corridas de carro, apaixonado pela namorada Rota. O estranho era que, apesar de todos os personagens falarem, Whellie era o único que não dizia uma palavra, se comunicando apenas através de sua buzina e de expressões "faciais" em seu pára-brisas, capô e faróis. (um trechinho do desenho: http://youtu.be/go0ny88183g)


O Crocodilo Wally (Wally Gator, 1962)

Um crocodilo que vivia cheio de mordomias dentro de um zoológico na cidade. Mas, entediado com a vida no zoológico, vivia escapando dele, para viver suas aventuras. Sempre que escapava, causava a maior confusão na cidade. Ele tinha curiosidade para aprender mais sobre os humanos e seu habitat, mas as pessoas morriam de medo do crocodilo amigável. Também produzido pela Hanna-Barbera.


Tartaruga Touché e Dum Dum (Touché Turtle and Dum Dum, 1962)

A tartaruga Touché e seu fiel escudeiro, o cachorrão Dum Dum, eram uma dupla de heróis que vivam sua aventuras lutando contra vários tipos de vilões, salvando reis, rainhas, reinos e donzelas em perigo. Geralmente, a Touché gostava de fazer suas entradas meio "de surpresa", num estilo meio Chapolin, se balançando por uma corda e gritando "Viva Touché!"... Outro desenho produzido por Hanna-Barbera.


Zé Colmeia (Yogi Bear, 1961)

Popular desenho que contava as histórias do urso Zé Colméia e seu amigo Catatau no parque americano de Yellowstone. O urso vivia querendo roubar as cestas de comida dos turistas e armava as maiores confusões. Produção de Hanna-Barbera.


Leão da Montanha (Snagglepuss, 1961)

Um leão cor-de-rosa de gravata borboleta que vivia numa caverna, a qual sempre tentava deixar mais confortável. Teve um famoso bordão, sempre lembrado pelos fãs dos desenhos, que era "Saída pela esquerda...", a qual dizia sempre que tinha de fugir de alguma encrenca.


Família Drácula (Drak Pack, 1980)

A série girava em torno dos adolescentes Drak, Frankie e Lobão, descendentes, respectivamente, do Conde Drácula, Frankenstein e do Lobisomem. Mas, eram os heróis da história, e lutavam contra os planos malignos do Dr Terror, que tinha um ajudante muito engraçado, que acabou ficando muito popular no desenho, e que sempre que fazia algo de errado, se punia batendo-se com um mata-moscas e dizendo "Mau Sapão", antes de ser mais duramente repreendido pelo Dr Terror. Outro de Hanna-Barbera.


Space Ghost (Space Ghost, 1966)

Contava as aventuras do herói Space Ghost, que contava com a ajuda de seus filhos (um rapaz e uma moça) e do macaco-herói Blip. Criado pelos estúdios Hanna-Barbera.

Enfim, eram muitos os desenhos bacanas daqueles tempos. Segue uma lista resumida abaixo, que dispensa comentários.


Pepe Legal (Quick Draw McGraw, 1959)

Bibo Pai e Bob Filho (Augie Doggie and Doggie Daddy, 1959)

Olho Vivo e Faro Fino (Snooper and Blabber, 1959)

Formiga Atômica (Atom Ant, 1965)

Dick Vigarista e Muttley (Dastardly and Muttley in their Flying Machines, 1965)

Corrida Maluca (Wacky Races, 1968)

Os Smurfs (Les Schtroumpfs, 1958)

Os Jetsons (The Jetsons, 1962)

Os Flintstones (The Flintstones, 1960)

Os Flintstones nos Anos Dourados (The Flintstone Kids, 1986)

Snorks (Snorks, 1984)

Scooby-Doo (Scooby-Doo, 1969)

O Pequeno Scooby-Doo (A Pup Named Scooby-Doo, 1988)

Gasparzinho, o Fantasminha Camarada (Casper, The Friendly Ghost, 1945)

Enfim, há uma lista enorme de desenhos que poderiam ser incluídos aqui, alguns dos quais nem consigo me recordar dos nomes exatos, apenas lembro das imagens e das histórias. Quem sabe, num outro post, ou com a colaboração do pessoal que ler o post, vamos montando uma lista maior. 

E nem citei os desenhos mais famosos, que dispensam apresentações, como:
Tom e Jerry, Popeye, Muppet Babies, Mickey, He-Man, Thundercats (que agora ganhou uma versão moderna), Caverna do Dragão, Tartarugas Ninja, Superamigos, entre outros. 

Ou alguns, menos conhecidos hoje, mas também muito populares entre os trintões e galera chegando à casa dos 30, como:

Na Wikipedia, tem uma lista bacana de desenhos da Hanna-Barbera, no link a seguir:

Alguns outros links com pequenas listas de desenhos dessas épocas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário