domingo, 22 de maio de 2011

Trilogia Dança Com Lobos...

Foi lá por 1990 que Kevin Costner realmente "começou" sua carreira, fazendo o papel que lhe daria a grande fama que teria por um bom tempo. O filme "Dança com Lobos" (Dances with Wolves, 1990) é hoje um clássico, ganhou 7 Oscars e conquistou gerações. E, apesar de muitos acharem que o filme acabou ali, que não teve continuações, estão muito enganados. 

Houve continuações, sim, claro que "em termos"! Houveram releituras do filmes, que praticamente são novas versões dele. E esses filmes são: "O Último Samurai" (The Last Samurai, 2003), com Tom Cruise, e "Avatar" (Avatar, 2009). E, claro, todos muito bem avaliados no IMDB, sendo Dança com Lobos com nota 8.0, O Último Samurai com nota 7.7, e Avatar com nota 8.2. Mas, voltemos a Dança Com Lobos.

O filme conta a história de um tenente na época da Guerra Civil americana que, após um ato "heróico" que quase o leva a morte, pede para ser enviado ao entreposto mais a ocidente nos EUA, ou seja, o mais próximo da fronteira com os índios nativos. Sozinho, isolado do mundo, acaba por fazer contato com uma tribo pacífica e, eventualmente, acaba se juntando a eles.

Como parte da tribo, aprende a amar seu novo "povo", falando seu idioma e vivendo sua cultura. Até que, certa hora, o exército americano, do qual fazia parte, chega até os índios para "conquistá-los" (i.e., dizimá-los). John Dunbar, o tal jovem tenente, acaba então lutando junto com seus novos "irmãos" índios, em busca de território seguro para esse povo.

Bom, muita gente, claro, adorou e elogiou o filme. Como também, muita gente criticou o filme por seu nacionalismo forçado, apesar de velado. Afinal, o americano bonzinho se junta aos índios e é um dos principais salvadores da tribo. Bom, não estou aqui pra rasgar seda, nem pra ficar com teorias conspiratórias, apesar de haver certa lógica em ambos os lados. Qualquer pessoa razoavelmente inteligente não se deixa levar por aspectos psicológicos embutidos em qualquer filme, bastando refletir um pouco após assistir ou ler qualquer coisa na vida.

Enfim, voltemos ao assunto. E, falemos de "O Último Samurai". Novamente, o americano bonzinho, que ia guerrear contra os samurais japoneses, acaba por se tornar prisioneiro deles, eventualmente juntando-se a esses temíveis guerreiros. Acaba por adotar sua cultura, amá-los e, uma vez mais, o americano bonzinho luta ao lado de seu "novo povo", cumprindo papel importantíssimo na trama.

Por fim, Avatar. E, novamente, o americano bonzinho, que acaba relativamente preso, ou adotado, pela tribo primitiva num planeta distante, passa a admirar sua cultura, adota-os como seu novo povo, e é o grande herói salvador de toda uma cultura.

Pois é, basta assistir aos filmes para notar a inegável semelhança, ou repetição da história, que apenas tem roupagem diferente, mas que, no fundo, oferece exatamente a mesmíssima trama. Sim, os três são muito bons filmes mesmo. Mas, que a história deles é igualzinha, isso é!

Veja, abaixo, trailers desses 3 clássicos!

Dança com Lobos, 1990


O Último Samurai, 2003


Avatar, 2009

3 comentários:

  1. Mas muito bom texto, graças a Deus teve mais gente que descobriu essa trilogia! =)

    ResponderExcluir
  2. Oops!!! Erro de digitação/distração...já corrigido!!!...rsrsrs.

    E, sim, faz tempo que estava para publicar esse texto...só tive tempo agora, Srta Nadia!...hehe.
    Bjos

    ResponderExcluir