segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Eu como tudo em ordem!

Sim, TOC está presente em quase tudo em nossas vidas de TOCadores, inclusive na hora da "papinha"!

O TOCador raramente tem folga, não seria diferente na hora de comer...em geral, as comidas têm de estar bem separadas no prato, por qualquer método de organização que mais satisfaça o pobre TOCador. Seja separar a comida por cor, por tipo, por nível de melecosidade ou de humidade, por nível nutricional, ou pela ordem de gosto das comidas...mas, há alguma ordem. Assim como também há uma ordem para comer cada item.


Desde pequeno, muitíssimo antes de sequer imaginar haver algo chamado TOC, eu já escolhia coisas no meu prato. No início ("era o verbo"...sorry, não resisti à brincadeira...rs), eu apenas 'catava' as coisas no meu prato. Todos na família ficavam impressionados, ou divertidos, ou inconformados...mas, qualquer coisa estranha era colocada de lado. A regra, basicamente, é: "se eu não consigo reconhecer, não posso comer". Ou seja, qualquer pontinho de cor diferente, qualquer pelezinha de qualquer vegetal, qualquer pontinho de algum condimento irreconhecível...imediatamente é colocado com cuidado para a borda do prato, onde ficará até a hora de lavar a louça. Isso já me salvou de diversas situações complicadas, que alarmariam até mesmo os não-TOCadores, como avistar pêlos, cabelos ou sujeirinhas quaisquer no prato!

Quanto à separação das comidas, eu geralmente separo por tipo e como na ordem de gosto. Ou seja, saladas ficam num cantinho específico, carnes no outro, arroz e feijão em seu lugar, e assim por diante. Não podem se misturar, a não ser quando é quase na hora de irem para a boca. OK, ao longo do tempo fui sendo capaz de amenizar essa mania, por motivos práticos. Às vezes, o arroz está seco demais, e precisa ser "umedecido" com um pouco do feijão com seu caldo, ou algo assim. Então, ao longo dos anos, fui sendo capaz, numa jornada penosa, de ir misturando alguns tipos de comidas...claro, tudo tem seu limite.

Para comer, também há uma ordem. Saladas sempre vêm antes de tudo, seguidas pelos frios. Aperitivos, como bolinhas de queijo e afins, vêm em segundo lugar. Arroz, feijão ou massas vêm depois. Carnes são devoradas por último, de forma respeitosa aos pobres animaizinhos que morreram no processo até chegarem ao meu prato (hehehe...agora, só estou 'enxendo' vós, leitores, mesmo...eu evito pensar nos animais, sempre, senão vou lembrar deles no momento do abatedouro, daí perco a fome...). Enfim, as comidas principais são comidas na ordem do que gosto menos para o que gosto mais, assim sempre termino de comer com o gosto mais agradável na boca.

E assim vai. Antigamente, eu demorava muito para comer, todos reclamavam. Mas, depois de trabalhar anos em escritório, em tarefas de grande responsabilidade, tendo pouquíssimo tempo para comer, até que minha forma de alimentação organizada foi mostrando-se útil, e agora como que nem um desesperado morto de fome, terminando tudo em no máximo 15 minutos, pronto pra sair correndo para qualquer tarefa que esteja me aguardando.

Agora, e você?! Como você come? Também tem manias? Contribua com comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário