![]() |
OCD = TOC (em Inglês) |
Há quem ache que TOC é coisa de doido birutinha, gente que fica abrindo e fechando a porta vinte vezes antes de sair de casa, ou que fica evitando pisar nas linhas em meio à rua cheia de gente, e coisas do tipo. Mas, não é bem assim. Há vários graus de TOC, e tem gente com TOCs mais ou menos acentuados, mais ou menos controláveis em situações sociais. Há também a questão do "pareamento", como me disse uma amiga psicóloga, ou seja, associação de determinadas situações, lugares ou pessoas ao TOC.
Eu, por exemplo, tenho a "sorte" de conseguir conter, ou ao menos disfarçar bastante, certos TOCs quando estou em ambientes públicos, cercado por pessoas desconhecidas. Mas, quando com amigos, me libero um pouquinho, e me deixo TOCar mais à vontade. E, às vezes, para pessoas conhecidas, logo aviso, "Tenho TOC mesmo...é bom ir se acostumando!", rs.
Mas, há quem não tenha essa sorte, com TOCs tão incontroláveis, que não há diferença de situação, local, etc. Precisa cumprir os rituais TOCquísticos! Daí, fica estranho mesmo!
A questão é: TOCs geralmente são incontroláveis mesmo! Mesmo eu, que consigo evitar alguns em dadas circunstãncias, não consigo evitar alguns desses TOCs. O que faço é tentar disfarçar o máximo possível. Só que há quem não consiga disfarçar, dependendo do TOC. É complicado! No caso de certos "rituais", o TOCador não tem como evitar. Se não cumprir o tal "ritual", sente um intenso desconforto, um incômodo muito grande mesmo, que beira à agonia com sensação física de desconforto.
Enfim, se vir alguém fazendo coisas esquisitas por aí, tente ser compreensivo. E, também, quando menos esperar, descobrirá um TOCador onde menos esperar, um desses que, como eu, consegue disfarçar um pouco certos TOCs...rs.
Aproveitando, achei esse texto bacana ao procurar imagens pra esse post:
http://urstv.com/archives/2010/07/21/what-exactly-is-ocd/
http://urstv.com/archives/2010/07/21/what-exactly-is-ocd/
Nenhum comentário:
Postar um comentário