![]() |
"Não pise nessa linhaaaaa!!!" |
Você vê o sujeito andando na rua pisando somente nos quadrados brancos, ou pulando as manchas e melecas no chão da rua. Ou fica sabendo do sujeito que tem de trancar e destrancar a porta 3 vezes antes de entrar ou sair de casa. E ainda tem algum colega ou conhecido que precisa deixar todos os apetrechos da mesa de estudo ou trabalho em perfeita sintonia simétrica... O que você pensa?! A maioria simplesmente tem certeza: "Cara maluco!".
Pois é, minha gente, além de ter de lidar com uma condição extremamente incômoda, como a do TOC (Transtorno Obcessivo-Compulsivo), o TOCador ainda tem de lidar com o preconceito da sociedade, que não entende o problema e julga sem dar chances de defesa. Mas, tudo bem...TOCdores são calejados em lidar com a própria situação. Costumamos ser os primeiros a rir de nossas manias e esquisitices.
Na verdade, em certos momentos, até agradeço um pouco pela reação de estranheza com que a sociedade observa os TOCadores. Pois, talvez, devido a isso, é que os meus TOCs não costumem se manifestar muito claramente em público. OK, meus tiques e manias também se beneficiam de minha extrema dispersividade ocasional e distração (até com os TOCs), mas a preocupação com o julgamento público ajudam bastante para que o TOC fique um pouco mais facilmente sob controle...na medida do possível, claro.
Além disso, muitos de nós, TOCadores, aprendemos a disfarçar bastante bem nossas esquisitices. Evitar pisar em coisas estranhas (pra nossa cabeça incomum) na rua fingindo que estávamos desviando de algum bicho ou pedra no caminho, ou que tropeçamos em algo. Esperar que ninguém esteja olhando (ou pelo menos que não notemos que alguém esteja olhando) pra remover um fio de cabelo solto daquela pessoa desconhecida no ônibus. Ou deixar tudo em perfeita (aos nossos olhos) simetria na mesa do trabalho, fazendo cara de quem está entediado por não ter muito o que fazer, ou como quem estivesse meramente concentrado em algo, sem notar que estamos deixando tudo organizado.
É a sobrevivência, amigos! Fazemos nosso melhor pra sermos aceitos em nossos meios sociais, ou ao menos não sermos tão estranhados pelas pessoas por aí. E, em alguns casos, o ataque é a melhor defesa...em alguns círculos sociais específicos, onde o disfarce é dificultado, ou por algum outro motivo obscuro, já escancaramos logo sobre a verdade de nossos TOCs, assim ninguém enche a paciência e nos deixam em paz com nossas manias (afinal, se não estou ouvindo falarem maldades sobre mim, não tô nem aí...rs).
Enfim, da próxima vez que ver um TOCador por aí, - e é muitíssimo provável que haja um bem perto de você - seja bonzinho. Não fazemos isso pra chamar a atenção, isso é a última coisa que gostaríamos. Infelizmente, o TOC é algo que não podemos evitar, é mais forte que nós, e devemos realizar certos "rituais" e esquisitices para podermos conseguir ficar em paz conosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário