Você está lá organizando seus livros e CDs por ordém alfabética, ou por tamanho, ou por cor (ou tentando os três métodos juntos), ou então está lá, tranquilo da vida, lavando as mãos pela terceira vez seguida após usar o vasinho...de repente, lhe surge uma dúvida: De onde veio todo esse TOC?!
Pois é, queridos TOCadores, muitos de nós já nos perguntamos isso por diversas vezes, e geralmente não conseguimos responder a essa dúvida que vem de dentro, lá de dentro mesmo! Mas, é pra essas e outras coisas que o Los TOCadores está aqui. Pra clarear sua mente cheia de tiques, TOCs, taques, e assim por diante (ok, piadinha infame, eu sei...).
Descrição de TOC
De acordo com o site de psiquiatria, PsiqWeb:
"As características essenciais do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) são obsessões ou compulsões recorrentes e suficientemente graves para consumirem tempo ou causar sofrimento acentuado à pessoa. Leigamente diz-se que a pessoa tem várias "manias" e que é esquisito ou estranho mas, normalmente, o portador de TOC sabe que suas "manias", obsessões ou compulsões são excessivas ou irracionais.
Obsessões são pensamentos ou idéias (p. ex. dúvidas), impulsos, imagens, cenas, que invadem a consciência de forma repetitiva, persistente e estereotipada seguidos ou não de rituais destinados a neutralizá-los.
Compulsões são comportamentos repetitivos (p.ex.lavar as mãos, fazer verificações), ou atos mentais (rezar,contar, repetir palavras ou frases) que a pessoa é levada a executar em resposta a uma obsessão ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente."
(Leia com mais detalhes em: http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=58&art=188)
Ou seja, o TOCador sabe que suas neuroses são apenas coisas de sua cabeça, mas não consegue livrar-se delas, pelo menos não sem realizar um bando de "rituais" estranhos, chatos, demorados, etc.
Origens (estudadas) do TOC
Como já percebemos, os especialistas ainda estão bem confusos sobre as origens do TOC. Muitos acham que sabe qual é, mas ninguém ainda provou muita coisa. Por enquanto, há algumas teorias bastante válidas, alguns estudos promissores, mas ainda esquecem de alguns detalhes bastante importantes.
Segundo estudos recentes (outros nem tanto), há algumas possíveis "causas" para o comportamento obcessivo-compulsivo: fator genético, neuroquímica, lesões ou infecções cerebrais, fatores psicológicos em geral. Em muitos casos, diz-se que os fatores psicológicos são somente o pavil de predisposições já existentes na biologia do indivíduo. Já estudaram o cérebro de TOCadores e das famílias desses, e encontraram semelhanças, que os diferem ligeiramente das pessoas "normais". Algo a ver com a serotonina, ou com o lobo temporal, ou ambos, e assim por diante.
Origens (especuladas) do TOC (2)
Felizmente, já estão especulando um pouco mais por caminhos um pouco óbvios, mas levemente desprezados no passado. Pois, os próprios TOCadores se dão conta de que, na grande maioria dos casos, também sofrem de sintomas de depressão ou ansiedade. E, recentemente, os pesquisadores têm se dado conta disso. A pergunta que eles têm feito agora, e que eu venho me fazendo a bastante tempo, é: o TOC seria um "sintoma" decorrente de alguma transtorno depressivo ou de ansiedade, ou seriam psicopatias paralelas?!
Espero que logo obtenham bons resultados dessas novas pesquisas, pois, até o momento, os tratamentos disponíveis para TOC não garantem cura, apenas uma melhoria ou redução dos episódios TOCáticos, mesmo quando utilizado tratamentos com antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina (como fluoxetina, venlafaxina, entre outros).
Enquanto não descobrem como nos curar, seguimos limpando, organizando, classificando, desviando, et ceterizando. (Notem que um dos meus TOCs também tem a ver com pontuação e ortografia...rs.)
Para mais informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário